quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Atividade aplicada

                 
                                     ATIVIDADE APLICADA EM SALA

domingo, 25 de outubro de 2015

Certamente você já sabe que  as operações matemáticas fazem parte da nossa vida:

Usamos as operações matemáticas ...

- Ao indicar uma data;


 Ao indicar a numeração de uma casa;



 - Ao ver as horas;


 - Ao seguirmos as medidas de uma receita


- Para saber quantas pessoas tem na fila;



- Ao ver uma placa de carro;



- Para saber o  valor de dinheiro;



- Ao contar objetos;




- Para medir a temperatura do ambiente;


- Para saber o tamanho da roupa,


- Para medir a altura;

- Para saber a numeração do sapato;



- Ao contar a idade;

- Para saber o peso;

- Para calcular o peso de algo;
- Para indicar os km; 


- Para pagar uma compra;


- Ao indicar a quantidade;


- Ao usar o elevador, para saber e chegar ao andar que desejamos;

- Ao estacionar, pois calculamos o espaço se é suficiente;




Sugerimos atividade para crianças com idade de 8 anos: 


1° Atividade-

2° Atividade











quinta-feira, 8 de outubro de 2015


ENTREVISTA



Leonardo, 10 anos, Curso 4ª série do Ensino Fundamental.


Fiz uma proposta de conta de multiplicação = 10 x 15 

Ele achou mais fácil de fazer a conta com a ajuda do ábaco e comentou que aprendeu a usar o ábaco na 1ª série do ensino fundamental 1.


Fiz uma outra proposta de conta de divisão onde a resposta tinha que ser feita no ábaco.
                                                                          
 

A criança teve um pouco de dificuldade para a resposta, preferiu usar a tabuada mesmo e achou complicado fazer a conta de divisão no ábaco.
                                                                  

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Àbaco


Definição

 

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.  

 

 

A história e origem
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que, segundo muitos historiadores, foi criado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.
Daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egipto por escrivães usavam números sexagesimais representados por factores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.
A palavra ábaco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (lit. tábua de cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas, alguns linguistas especulam que tenha vindo de uma língua semítica (o púnico abak, areia, ou o hebreu ābāq (pronunciado a-vak), areia).
 
 
MOMENTO HISTÓRICO
 
 
No princípio, os sistemas de numeração não facilitavam os cálculos, logo, um dos instrumentos utilizados para facilitar os cálculos foi o ábaco muito usado por diversas civilizações
orientais e ocidentais e por diversas faixas etárias. UTILIDADE:O uso do ábaco pode ajudar o educando a perceber melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias, tornando uma ferramenta imprescindível no ensino da contagem e das operações básicas na educação Fundamental.
 
 
Àbaco Asteca
 
 
Ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), surgiu entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.
 
UTILIDADE
Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca. O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.
 
 Àbaco Japonês

Os japoneses utilizam o sistema decimal, adaptaram o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
 
Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C., os japoneses adaptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
 
Àbaco Escolar
 
     Ábaco escolar começou a ser utilizado numa escola primária dinamarquesa, no século XX. Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil  e na educação básica  como uma ajuda ao ensino do sistema numérico  e da  aritmética . Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo mas com fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum (ver imagem). O tipo de ábaco aqui mostrado é vulgarmente e utilizado para representar números sem o uso do lugar da ordem dos números. Cada bola e cada fio tem exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100. A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco, ao invés de bolas ou outro material de contagem, quando se pratica a contagem ou a adição simples, é que isso dá aos estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são a base do nosso sistema numérico. Mesmo que os adultos tomem esta base de 10 como garantida, é na realidade difícil de aprender.
 
 
      
 Àbaco Russo
 
Ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
 
 
Atividades com o Àbaco
 
 
 
 
 
 Referências bibliográficas:  site: www.revistaescola.abril.com.br
                                                      www.mundoeducacao.com
                                                      www.brasilescola.com
                                                     

 
 
           
 
 
 
 
 
 

 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

COMO SURGIU A NOÇÃO DE NÚMEROS

Você já parou pra pensar nisso? Será que os números surgiram da invenção de um matemático?

O número surgiu a partir do momento que existiu , a necessidade de contar objetos e coisas, e isso aconteceu há mais de 30.00 anos.Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não exista a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar.Quando eles iam pescar ou caçar levavam pedaços de ossos ou de madeiras.
Para cada animal capturado o homem fazia no osso ou na madeira um risco,e com a evolução do homem,  deixando de ser nômades fixou-se em um lugar só,passou a praticar não somente caça e coleta de frutos,mas também o cultivo de plantas e criação de animais.
Então surgiu uma necessidade de uma nova de contagem, pois o homem necessitava controlar seu rebanho.Passou a utilizar pedras, cada animal representava uma pedra, Como era feito? Para cada animal que ia pastar, uma pedra era colocada dentro do saco.E no final do dia, para cada animal que entrava dentro do cercado uma pedra era retirada de dentro do saco, sendo assim manter o controle e saber se algum animal havia sumido.E com a evolução do homem e da matemática surgiu a palavra cálculo, quem em latim significa `` CONTAS PEDRAS.´




´Esta ligação do tipo ``para cada ovelha, uma pedra`` é conhecida na matemática como correspondência um a um, que visa associar cada objeto de uma coleção com um objeto de outra.Vemos, que assim o homem resolveu os seus primeiros problemas de cálculos usando tal correspondência, um dos passos decisivos para o surgimento da noção de números, afinal, alguma coisa existia em comum entre o monte de pedras e o grupo de ovelhas. Este sistema, lógico não foi o único usado pelo homem para fazer a correspondência um a um.Provavelmente tenha utilizado qualquer coisa que estivesse em sua mão...Ops como assim? as mão..pois nada estava á mão do que seus próprios dedos. Certamente o homem primitivo usavam muitos dedos, para fazerem suas contagens e contas,levantando um dedo para cada objeto.Dez dedos e sistema decimal não lhe parece muita coincidência?