Definição
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com
bastões ou arames paralelos, dispostos no
sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades,
dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas,
contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente
na Mesopotâmia, há mais de
5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se
contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a
cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às
crianças as operações de somar e subtrair.
A história e origem
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que, segundo muitos historiadores, foi criado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.
Daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o
mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para
representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na
Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egipto por escrivães usavam números sexagesimais representados
por factores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.
A palavra ábaco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax
(lit. tábua de cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua
polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas,
alguns linguistas especulam que tenha vindo de uma língua
semítica (o púnico abak, areia,
ou o hebreu ābāq (pronunciado a-vak), areia).
MOMENTO
HISTÓRICO
No princípio, os sistemas
de numeração não facilitavam os cálculos, logo, um dos instrumentos utilizados
para facilitar os cálculos foi o ábaco muito usado por diversas civilizações
orientais e ocidentais
e por diversas faixas etárias. UTILIDADE:O uso
do ábaco pode ajudar o educando a perceber melhor o sistema de numeração e suas
técnicas operatórias, tornando uma ferramenta imprescindível no ensino da
contagem e das operações básicas na educação Fundamental.
Àbaco Asteca
Ábaco Asteca
(Nepohualtzitzin), surgiu entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de
milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.
Este ábaco é composto por 7 linhas e 13
colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.
O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos
de 13 dias.
Os japoneses utilizam o
sistema decimal, adaptaram o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível
obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
Ábaco Japonês - Por
volta de 1600 D.C., os japoneses adaptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e
chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no
Japão, surgiu por volta de 1930.
Àbaco Escolar
Ábaco escolar começou a ser
utilizado numa escola primária dinamarquesa, no século XX. Em todo o mundo, os
ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao
ensino do sistema numérico e da aritmética . Nos países
ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo mas com fios mais
direitos e um plano vertical tem sido comum (ver imagem). O tipo de ábaco aqui
mostrado é vulgarmente e utilizado para representar números sem o uso do lugar
da ordem dos números. Cada bola e cada fio tem exatamente o mesmo valor e,
utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de
100. A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco, ao invés de
bolas ou outro material de contagem, quando se pratica a contagem ou a adição
simples, é que isso dá aos estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são a base
do nosso sistema numérico. Mesmo que os adultos tomem esta base de 10 como
garantida, é na realidade difícil de aprender.
Àbaco Russo
Ábaco russo, inventado
no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de
forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da
esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos
humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem
aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as
restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos e a linha mais baixa representa as
unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações
matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
Atividades com o Àbaco
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