" Matemática é a ciência dos números e dos cálculos."
Desde a pré história o homem utiliza a matemática para organizar a sociedade e também facilitar a sociedade da própria vida.
Os egípcios utilizavam a matemática na construção das pirâmides.
Os gregos tiveram participação de grande valor para o desenvolvimento de vários conceitos matemáticos.
Está é uma ciência que está presente em praticamente todas as áreas da sociedade, tudo o que olhamos, ali está a matemática.
É importante fazer com que os alunos entendam que tão importante quanto as letras para a escrita e leitura, assim são os números.
Sendo assim, os professores podem propor uma aula para alunos do 5° ano, sobre a história da matemática, a construção dos números e a numeralização.
Propondo assim aos alunos a perguntar se eles sabem os motivos pelo qual cada número é "desenhado",escrito daquela forma, como também se os alunos sabem o porque do surgimento da matemática, e ainda qual a importância para eles.
Após ouvir os alunos, o professor pode exemplificar como os pastores de ovelhas utilizavam a matemática para contar e conferir se todas as ovelhas estavam ali de volta, os pastores utilizavam pedras para tal conferência. E com o passar do tempo este sistema foi se aperfeiçoando até que se deu a origem dos números, sendo assim o homem criou símbolos para que cada simbolo correspondesse a uma quantidade, e assim os professores podem mostrar os desenhos dos números e a razão pela qual cada um é desenhado daquela forma:
O trabalho com seu aluno após a explicação e a demostração das imagens é fazer com que eles reflitam sobre a importância dos números em suas vidas cotidianas, sempre mostrando na prática, no concreto a utilização dos números em toda vida.
Qual a medida de cada ângulo? São diferentes? Ou isso não tem nada a ver? Curioso!
ResponderExcluirQual a medida de cada ângulo? São diferentes? Ou isso não tem nada a ver? Curioso!
ResponderExcluir