Etapa 4,passo 2:A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias.
Constance defende em "A criança e o número"a ideia de que a criança não aprende com a memorização e o treino, mas sim criando o próprio raciocínio sobre as situações.
As situações-problema propostas pelo educador ou durante uma discussão entre colegas, é que farao chegar no resultado correto usando o próprio raciocínio a partir da mediação do educador.Decorar não é aprender.Piaget também defende essa ideia.
É o que nos mostra Barry J. em "Piaget para o professor da pré escola e do 1° grau".Piaget sempre defendeu a aprendizagem real significativa.Aquilo que fica em nós mesmo depois de muitos anos .E isso também é possível com a matemática.E é nítida a mudança em sala de aula.Quando trabalhamos da maneira tradicional por meio da memorização as crianças não aprendem de fato.Muitas vezes,as crianças decoram resultados de uma determinada conta e quando mudamos os fatores de lugar,elas se confundem.Mas quando damos mais liberdade a elas e ensinamos a usar todo o seu potencial elas aprendem de fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário